"Um texto é muito mais do que um simples conjunto de palavras, é um organismo vivo, uma ontogênese, que carregam consigo visões, sentimentos e utopias". Autor:Paulo André Seja bem vindo!
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Planejamento estratégico: uma ferramenta de adaptação às mudanças.
Por: Paulo André dos Santos
Mudança! Essa é a palavra do momento. Tudo muda a cada dia que se passa mais rapidamente. O constante processo de inovação exigido pela dinâmica de globalização dos mercados mundiais elegeu a mudança como pauta fundamental a ser discutida e desenvolvida no intuito de assegurar a sobrevivência e de promover o crescimento das empresas.
Dessa maneira, com a competição promovida pela inauguração da globalização, diminuíram-se as fronteiras nacionais, abriram-se novos caminhos e surgiram oportunidades atraentes, haja vista, a flexibilização política e econômica que criou facilidades para a entrada de empresas no mercado de um país capitalista estrangeiro.
Diante desse contexto, de olho nas oportunidades, percebeu-se a necessidade das empresas realizarem melhorias em todos os processos da cadeia produtiva. Elas começaram a estudar a dinâmica de Mercado de maneira globalizada, verificando tendências de ameaças e de oportunidades proporcionados pelos cenários governamentais, pelos seus Mercados e pela concorrência.
Toda essa análise de variáveis internas (inerentes ao ambiente da empresa) e externas (governo, cultura, economia, jurídicas, demográficas, tecnológicas, concorrência, perfil dos consumidores, etc.) cria condições nas empresas para um constante processo de auto-organização, com vista à superar dificuldades e sobreviver num mercado tão competitivo. Além disso, consciente de seu propósito social (a missão), realizando-o, de modo a erguer no presente os pilares para o futuro, a fim de alcançar objetivos maiores e de longo prazo (a visão).
Por ser de natureza menos imediata, a visão – para que seja viabilizada – precisa ser subdividida em objetivos específicos, de menor abrangência e com menor prazo de cumprimento, mas que, ao serem concretizados criam condições favoráveis ao seu alcance. No percurso desse caminho, “todos devem empurrar a carroça”. Desde o nível presidencial até os níveis operacionais, cada segmento precisa estar consciente da importância de seu papel na empresa, sabendo das implicações que suas atividades irão trazer para o presente e para futuro dela.
Em virtude disso, com a finalidade de reunir forças a partir das variáveis internas e externas às empresas, foi desenvolvida uma ferramenta que integra o ambiente empresarial e leva todos os seus envolvidos a remarem em uma só direção, rumo ao sucesso. Todos os níveis hierárquicos das empresas, como dito antes, precisam caminhar juntos. Embora, cada um deles tenha seus objetivos comuns, todos estarão, inegociavelmente, alinhados a um objetivo maior (a visão).
Geralmente, esses objetivos são, conforme os níveis citados, denominados como: objetivos estratégicos (executivos da empresa), objetivos táticos (gerências intermediárias) e objetivos operacionais (supervisores e funcionários da área operacional e administrativa equivalente). A busca desses objetivos, conduzidos por diversos instrumentos – além dos mencionados -, que organiza as empresas rumo à concretização de sua missão e ao alcance de sua visão é realizada através do Planejamento Estratégico, que, se bem realizado, pode conduzir ao êxito empresarial.
Diante da constante mudança de arranjos nos cenários da aldeia global, como referido antes, tudo precisa ser minuciosamente observado, analisado e planejado, no acompanhamento atento dos “movimentos de mudança”. O Planejamento Estratégico é a ferramenta que permite as empresas se anteciparem aos cenários futuros, possibilitando não serem pegas de surpresa, o que, muitas vezes, pode invalidar, até mesmo, a sua razão de existir (a missão).
Outrossim, ratifica-se que cada passo diante da concorrência e do mercado tem, indispensavelmente, que ser muito cuidadoso. Consequentemente, antes de qualquer posicionamento, diversas análises precisam ser realizadas, previamente. Toda empresa, antes de tudo, precisa saber-se quem é, os valores que está defendendo ou promovendo com o seu produto no mercado, a postura política que está adotando ou precisa adotar, diante dos cenários presentes e daqueles tendem a acontecer.
Referências:
Globalização. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Globalização > Acessado no dia 13/06/2010.
Globalização. Disponível em:< http://www.suapesquisa.com/globalizacao/ > Acessado no dia 13/06/2010.
Metodologias de apoio ao Planejamento Estratégico. Disponível no sítio: http://www.alvarestech.com/lillian/Planejamento/Modulo3/Aula31SWOT.pdf > Acessado no dia 13/06/2010.
Planejamento Estratégico Institucional. Disponível no sítio: < www.cpd.ufv.br/planogestao/doc/apresenta_seminario.ppt> Acessado no dia 13/06/2010.
ANDION, Maria Carolina; e FAVA, Rubens. Planejamento Estratégico. Disponível no sítio: < www.fae.edu/publicacoes/pdf/empresarial/3.pdf> Acessado no dia 13/06/2010.
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